Ações promocionais podem atrair mais clientes; conheça alguns casos

Ações que promovem vantagens atraem os clientes em tempos de crise. Conheça alguns restaurantes que tiram proveito da criatividade e saiba como fazer parceria com fornecedores

19/06/2017

Ações promocionais podem atrair mais clientes; conheça alguns casos

Em tempos de crise, atrair o consumidor não é nada fácil. Descontos, brindes e vantagens são grandes atrativos, principalmente quando a ordem é economizar. Além da criatividade, saber estruturar uma promoção é importante para não ter prejuízo ao invés de mais lucratividade. Essas ofertas precisam ser planejadas antecipadamente ou contar com parcerias para serem viáveis.

O famoso combo é uma das ações mais comuns e que costumam atrair o consumidor. Datas especiais, como dia das mães, que aconteceu recentemente, também são uma grande oportunidade de se destacar em meio a tantas opções que o cliente tem. Muitas ofertas podem, isoladamente, não trazer benefícios, mas seu principal papel é ser um chamariz para outros consumos.

“Houve um bom aumento no faturamento, o investimento é válido. Os clientes são super receptivos e elogiam bastante essas ações, com isso a fidelização é certeira. Existem pessoas que vão conhecer, se surpreendem e voltam sempre. Atraímos mais pessoas e conseguimos o mais importante: deixar os clientes satisfeitos e felizes” - Marco Vezzani, proprietário do restaurante Piazza Zini.

Brinde de aniversário

Para comemorar seus 30 anos, o restaurante sírio-libanês Arabesco está promovendo uma ação curiosa. Quem for ao local e tirar uma selfie, fazer o check-in e marcar o nome da casa nas redes sociais com a hashtag #30anosarabesco ganhará uma sobremesa sírio-libanesa, um ninho de nozes, ao mostrar a foto postada ao garçom. 

Beto Isaac, restauranteur do Restaurante Arabesco, conta que o investimento na promoção já vem sendo planejado há meses para que não interferisse repentinamente nos gastos. “Tudo foi decidido com cautela e de forma organizada. A ideia de presentear os clientes durante o mês de aniversário do restaurante com a sobremesa foi uma forma de agradecer os clientes pela fidelidade ao longo desses 30 anos”. 

Pizza em dobro

Assistir aos jogos de futebol com amigos saboreando uma pizza e tomando cerveja sem dúvida é um dos programas referidos do brasileiro. Aproveitando essa paixão, Guilherme Bressane, sócio do Terra Brasilis e também aficionado por futebol, criou o Festival de Pizza em Dobro durante os campeonatos Brasileiro, Libertadores da América e Copa do Brasil. Durante a temporada, em todas as quartas-feiras e domingos de jogos, os clientes que pedirem uma pizza de 28 cm vão poder saborear outra de 24 cm por conta da casa.

Cultura no cardápio

O restaurante Piazza Zini foi além e decidiu oferecer um combo de gastronomia e cultura, uma dupla de entretenimento que agrada o público. Sede de uma variedade eventos voltados ao público cultural, o Piazza Zini agora tem parceria com o Teatro UMC (Universidade Mogi das Cruzes), onde serão realizados sorteios de ingressos. A parceria tem como objetivo levar às pessoas o acesso fácil à uma das mais nobres artes do mundo, o teatro. 

“A ideia da parceria com o Teatro UMC veio a partir de que o Piazza Zini, além de ser uma referência como restaurante, também é e quer cada vez mais ser uma casa cultural. Procuramos o teatro por ser uma das artes mais apreciadas e que atinge um público que buscamos”, afirma Marco Vezzani – proprietário. A estrutura é toda feita em permutas, ou seja, prêmios do restaurante são sorteados no teatro e vice-versa. 

Vezzani diz que o público adorou e o resultado foi positivo. “Houve um bom aumento no faturamento, o investimento é válido. Os clientes são super receptivos e elogiam bastante essas ações, com isso a fidelização é certeira. Existem pessoas que vão conhecer, se surpreendem e voltam sempre. Estamos há um tempo com essa parceria e os resultados são favoráveis para ambos. Atraímos mais pessoas e conseguimos o mais importante: deixar os clientes satisfeitos e felizes”.

Aula de culinária

O Piazza Zini costuma sempre realizar alguma promoção para atrair a clientela. O restaurante já ofereceu uma oficina totalmente gratuita de capeletti, onde os clientes aprenderam a preparar a massa. “Também é oferecido um ‘Tour pela Piccola Itália’, um passeio pelas dependências, que contém Museu do Macarrão, indústria de massas e até mesmo uma horta orgânica completa que é utilizada para a preparação dos pratos diariamente”, conta o empresário.

Na Páscoa, lançaram a ação “Caça ao Ovo Polentino”, onde foram escondidos polentas embaladas como ovos de Páscoa e os clientes podiam procurar à vontade pelo ambiente do restaurante. Cada “ovo” escondido continha uma recompensa diferente. “Foi um grande sucesso. Essas ações promovem mais interação cliente/restaurante, o que achamos muito importante”, ressalta.

“Para empresas pequenas que não têm time de marketing acaba sendo ainda mais vantajoso, porque apresentamos uma ideia de campanha e fazemos a divulgação. Temos as ideias juntos e entramos com a parte de comunicação em mídia social e material de PDV” - Telma Negrisoli, gerente de vendas da McCain
Mariana Pimentel, responsável pelo marketing da McCain.

 

Parcerias com fornecedores

Algumas empresas fornecedoras estão abertas a parcerias com estabelecimentos. Uma das mais presentes é a produtora de batatas congeladas McCain (mccainfoodservice.com.br), com presença forte em boa parte dos bares, lanchonetes e redes de fast food, de restaurantes independentes à grandes redes. A empresa analisa a necessidade de ambas e ajuda a bolar as ideias, assim, nasce uma ação. 

Além de definir junto ao estabelecimento como será a campanha, a McCain disponibiliza ainda materiais personalizados, como displays, e faz o trabalho de divulgação no ponto de venda e na internet. “Para empresas pequenas que não têm time de marketing acaba sendo ainda mais vantajoso, porque apresentamos uma ideia de campanha e fazemos a divulgação. Temos as ideias juntos e entramos com a parte de comunicação em mídia social e material de PDV”, explicam Telma Negrisoli, gerente de vendas, e Mariana Pimentel, responsável pelo marketing da McCain.

 

 

 

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